São J. da Coroa Grande
 

Dados Gerais do Município
General Information
Vila de Várzea do Una
Vila de Abreu do Una
Engenhos
Engenho Tentugal
Engenho Morim
Registros e Curiosidades
Colônia de Pescadores Z9
Trabalhadores Rurais
Cronologia
Aspectos Sócio-econômicos
Problemas e Oportunidades
Poderes Públicos
Educação
Cultura
Saúde
Religião
Personagens
Endereços Úteis

  Mapas
 

Município
Cidade

  Museu do Una
 

Dados Gerais
Localização
Acervo
Interação com Comunidade
Biblioteca
Mensagem do Fundador

  Meio Ambiente
 

Rio Una
Manguezais e Estuários
Recifes de Corais

  Reportagens
  Fascinante Rio Una
Reserva de Saltinho
Praia do Porto
  Educação Ambiental
  Fotografias
  Tábua de Marés
  Contato
   
 


     Bem vindo ao site do Museu do Una, que abriga detalhes sobre o acervo e as atividades desenvolvidas pelo museu, além de informações sobre a história, a cultura e o meio ambiente do município de São José da Coroa Grande e adjacências. Basta um clique, para você navegar por inúmeras páginas e ampliar fotografias.

Décimo Segundo Aniversário

O Museu do Una comemorou no dia 22/04/2012 doze anos de fundação,
registrando mais de 21.000 visitantes e inúmeros projetos patrocinados.

Biblioteca

• No 05/11/2009, foi reinaugurada a Biblioteca do Museu do Una, que passou a contar com mais de 2.000 títulos à disposição do público, agregando ao seu acervo 650 novos livros doados pelo Ministério da Cultura, através do Projeto Pontos de Leitura. O evento contou com a participação de escritores, ciclos de leituras, distribuição de Revistas Sesinho e sorteios para os presentes.  



Acervo

• Foi anexado ao acervo do Museu do Una um exemplar do Peixe Lua (Masturus Lanceolatus), uma espécie rara de peixe ósseo encontrada em profundidades maiores que 600 metros. Um grande apoio à identificação e taxidermia foi dado pela professora Elizabeth Araújo, do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco.  

Memorial da Usina Central Barreiros

• Além da Locomotiva a Vapor, mas algumas peças foram resgatadas antes da demolição da Usina Central Barreiros, como um laboratório de campo e um busto do Dr. Othon Bezerra de Melo, que após restauradas foram colocadas em exposição no Museu do Una, juntamente com galeria de fotos e informações sobre a história da Usina Central e do Município dos Barreiros.  

Torre do Conhecimento

• Em comemoração ao décimo aniversário do Museu do Una, foi lançada a pedra fundamental de uma torre com 15 metros de altura e quatro pisos, onde os visitantes poderão vivenciar a terra, os oceanos e o universo. No piso superior será instalado um observatório astronômico e da flora e fauna estuarina. Esta instalação é um presente do Sr Fernando Costa, da Luzarte Estrela
e Hotel Praia Azul.

Comunicação em Braille

• Em uma iniciativa pioneira no nordeste, o Museu do Una colocou à disposição dos deficientes visuais o sistema de identificação em Braille e também edições em Braille dos livros Dicionário de Pernambuquês e Viagem aos Corais, de autoria do seu fundador. A Biblioteca Pública Estadual, como grande parceira, tem proporcionado inestimável auxílio inclusive instalando o sistema DOS-Vox.

Coleção Ambiental

• Com o patrocínio do Museu do Una, Foram editados os livretos didáticos com títulos: Educação Ambiental, Brigadas Ambientais, Legislação Ambiental e o cordel Se Ligue na Natureza. Vários cursos promovidos pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Una utilizaram tais publicações.