Clique nas fotos para ampliar
 
PRAIA DO PORTO: UM BELO PASSEIO
Quem visita a região não pode deixar de conhecer um lugar de rara beleza.
É a praia do Porto, no município de Barreiros.
A Praia do Porto, sem dúvida uma das mais bonitas da Costa Dourada, serviu de cenário para gravação da novela A Indomada, da Rede Globo, o que lhe garantiu uma boa divulgação a nível nacional.
A praia do Porto tem 1700 metros de extensão, é cercada por formações rochosas nas duas extremidades. Ultrapassar os limites das rochas, em direção a ambos os lados significa contato com o primitivo, onde pode-se tomar banho à vontade no mar calmo ou em maceiós, sempre ouvindo o cantar dos pássaros.
A Ilha do Coqueirinho, tão mostrada na novela global, e que virou logomarca da Praia do Porto, lembra aquelas ilhotas de charges e desenhos animados, com seu solitário coqueiro. Com a maré baixa chega-se até ela caminhando pela areia alva e solta.
Vale a pena dar uma esticada até a foz do Rio Una, principal-mente para aqueles que gostam de curtir a pesca de vara e acampar.

Os agradáveis maceiós
 

A famosa Ilha do Coqueirinho
 

Marinas fazem o passeio

Acampar, aliás, é a solução para quem pretende passar a noite na praia, já que, apesar de alguns projetos em andamento, ainda não existe estrutura hoteleira. Mesmo quem vai apenas passar o dia precisa levar tudo que possa precisar, principalmente bebida gelada para aplacar o calor, já que também não há bares. Barreiros é o último ponto para abastecimento.
A esquerda da Praia do Porto fica Mamocabinhas. É outra praia espetacular, com seu denso coqueiral.
Ao chegar à praia, o ideal é deixar o carro estacionado à sombra de frondosas árvores, sob o cuidado do seu Isaías, simpático morador que tem sempre uma boa prosa pra quem quiser conversar sobre a região. Tentar chegar mais perto da praia dirigindo pode significar problemas, já que a areia fofa atola fácil. Se for em fim de semana ainda pode-se achar alguém para socorrer, outros dias a praia fica deserta.
Apesar de estar bem preservada, a Praia do Porto necessita de proteção e vigilância. Aqui e ali já se vêm acúmulo de lixo deixado por visitantes menos cuidadosos, apesar das placas colocadas pela prefeitura apelando para o bom senso das pessoas.

COMO CHEGAR - partindo do Recife, pela BR - 101 Sul até a Antiga Coperbo, no Cabo. Daí segue-se pela PE-60 até Barreiros. São 96 Km, contados a partir do aeroporto dos Guararapes. Partindo de Maceió, pegar a AL-101 Norte até a divisa com Pernambuco, seguindo então pela PE-60 até Barreiros. Percorre-se cerca de 140Km.) Daqui em diante, percorre-se 9 Km por estrada de terra, para chegar à Praia do Porto.
A estradinha de terra batida que leva à Praia do Porto por si só já valeria o passeio. Feita para o tráfego de caminhões de cana e tratores, está em boas condições de trânsito nesta época do ano e tem vistas belíssimas, que se desfruta passando por entre canaviais e remanescentes de Mata Atlântica. A bonita vegetação é composta ainda por coqueiros, cajueiros e mangueiras, entre outras árvores frutíferas.

 
 
A estradinha de terra que leva da PE-60 à Praia do Porto atravessa canaviais,
Mata Atlântica e coqueirais.