HISTÓRIA DA ESCOLA MUNICIPAL GISA

História
A escola foi inaugurada em 1993 por Bertrando Bernardino, com o objetivo de proporcionar ensino fundamental a crianças carentes, não tendo qualquer finalidade política ou lucrativa, estando situada na Rua Lídio Florentino, na cidade de São José da Coroa Grande.
As primeiras aulas tiveram inicio em 08 de fevereiro de 1994 com vinte alunos oriundos das localidades conhecidas por Maruim e Beira Mole, tendo como professora Célia Gomes e como secretária de educação Katia Priston. Depois vieram as professoras Mônica, Josiane, Fabiane e Silvânia, que ocupa a diretoria da escola, tendo como secretária de educação Iraneide Marques.
Em 2000 foi municipalizada, conforme convênio com a Prefeitura Municipal de São José da Coroa Grande, passando a se chamar Escola Municipal Gisa. Desde então também passou a contar com turma de educação especial.
Em 2003 foram construídas mais uma sala de aula e novas instalações sanitárias, possibilitando o aumento da capacidade para 400 alunos, em três turnos.
Em 2010, a Escola Gisa passou a atender exclusivamente alunos dos projetos “Se Liga” e “Acelera”, destinados à alfabetização de alunos com distorção idade-série, conforme convênio firmado com o Governo de Pernambuco e o Instituto Airton Senna.

A Nova Escola Gisa
Em 26 de maio de 2010, uma nova Escola Gisa, já carinhosamente conhecida como Gisinha, foi instalada em um novo prédio localizado na rua Manoel Rodrigues, especialmente projetado, com amplo salão, cozinha, secretaria, binquedoteca, lavanderia, biblioteca, oito salas de aula e parque.
Com educação direcionada exclusivamente à faixa etária de 3 a 5 anos, todo o mobiliário é novo e adequado às necessidades e particularidades das crianças.
Uma das características da escola são os belos murais em cada uma das salas pintados pelo artista Jamerson. As salas tem os nomes de histórias infantis, como Chapeuzinho Vermelho, Peter Pan, Três Porquinhos, Branca de Neve, Pinóquio, Cinderela, João e Maria, A Bela e a Fera.
Isso foi possível graças à dedicação, competência e espírito empreendedor do prefeito José Barbosa de Andrade, que juntamente com o vice-prefeito Emerson, tem imprimido um acelerado ritmo de construções, reconstruções e reformas de escolas do município.

Painel em muro
 
Diretoria, funcionários e corpo docente
 
 
Parque   Hasteamento das Bandeiras
     
Corte da fita e benção do pároco

A Gisa e o Museu do Una
A Escola Gisa é considerada madrinha do Museu do Una, tendo como filosofia de trabalho a preparação dos alunos para a contribuírem com o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida da comunidade.

A Origem do Nome Gisa
Mulher escritora e poetiza, tinha o dom da paz e concórdia, de conciliar os ricos e pobres, que amava São José da Coroa Grande e suas belezas naturais.
Aos vinte e poucos anos foi a primeira mulher contadora de uma das maiores empresas do interior de Pernambuco, função na época absolutamente dominada pelos homens.
Faleceu aos quarenta e seis anos, mas deixou um legado de exemplos de vida e uma doação para a Rede de Combate ao Câncer, produto da venda da edição de livros.

Vista Frontal da nova Escola Municipal Gisa
 
Vista Frontal da Escola Gisa em 1998
 
 
     
Premiação de Concurso - 2002
 
Grupo de Professoras
 
Festa de São João - 2004
 
Desfile de 7 de Setembro - 2008